quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Solos

 
Os solos são sistemas de três fases: ar, água, e sólidos. Todo o seu estudo vai analisar estes três fatores e a sua correlação. a- Amostragem Inicialmente, as amostras são coletadas e preparadas.
 
 
 
Amostra de Solos
 
 
B - Ensaios de Caracterização. Ao ser retirado do furo de sondagem, o solo deve ser identificado de maneira a ser classificado. Esta classificação se fará principalmente baseando-se nos ensaios de caracterização, onde as propriedades das partículas sólidas são determinadas.
 
B.1 – Análise granulométrica determina a porcentagem relativa das frações (pedregulhos, areia, silte, e argila) que compõem o solo e permite ...
a obtenção da curva de distribuição, possibilitando, por exemplo, o dimensionamento de filtros e estudo da permeabilidade e capilaridade do material quanto á sua compactação.
  • Esta análise é feita por peneiramento.
  • Para solos finos, isto é, com dimensões menores que 0.074mm já não podemos usar este processo, utilizando-se então o método de sedimentação contínua em meio líquido.
  • Para se determinar somente a porcentagem de areia existente numa amostra de solo utiliza-se o ensaio do equivalente de areia
 
Peneiras Granulométricas


B.2 – Limites de Consistência – Em solos em cuja textura haja uma certa percentagem de fração fina , não basta a granulometria, pois suas propriedades plásticas dependem do teor de umidade, além da forma das partículas e da sua composição química e mineralógica. Realizam-se então os ensaios de limites de consistência, relacionados à presença da água.
 
  • Limite liquidez
  • Limite plasticidade
  • Limite contração
 

Aparelho Casagrande


B.3- Massa específica/Densidade
 
  • A massa específica dos solos pode ser estudada no material tal como foi coletado (massa específica aparente); ensaio de amostra indeformada, pelo Método do cilindro biselado
  • Secando-se o material, i.e., retirando-se toda a umidade teremos a “massa específica aparente seca”, ensaio este que é feito através do método de deslocamento de água.
  • Podemos ainda estudar a “massa específica real” do solo que corresponde à do grão.
  • A densidade Real é a relação entre a massa específica do corpo e a da água nas condições do ensaio.
 
Ensaio de Densidade Real



Método Frasco de areia para massa especifica aparente IN SITU

 
C - Características Mecânicas dos Solos
C.1. Compactação
O estudo mais importante que se faz para a realização de aterros, subleitos, sub base e bases é o de compactação. O aumento da densidade de um solo produzido pela compactação depende diretamente da umidade do solo no momento da compactação e da energia empregada. Inicialmente definem-se em laboratório os valores ideais da densidade e da umidade através do método desenvolvido pelo engenheiro americano Proctor, que determina uma curva de compactação, e compara-se com os obtidos em campo através de métodos variados.
 
 
 
Molde Cilíndrico para Proctor


Dependendo do tamanho do cilindro, temos os ensaios :
 
  • cilindro 1 l
  • cilindro 2.2 l
  • minicilindros
Para cada tamanho de cilindro podemos ter ensaios com maior ou menor peso e número de quedas do soquete de compactação.
(Ensaio Normal, Ensaio Intermediário, Ensaio Modificado)
C.2. Ensaio Califórnia
Utiliza corpos de prova moldados conforme determinado por Proctor para determinar as propriedades expansivas do material e o índice de suporte Califórnia (CBR) para medir a resistência de um solo compactado. (Considera-se que os sub-leitos bons tenham expansões menores que 3%, e que os materiais para sub-bases as tenham menores que 2% e para bases 1%.O solo que apresenta um CBR= 70 é considerado de boa resistência).
 
 
 
 
 
Prença para Ensaio de CBR
C.3 - Metodologia MCT
Foi desenvolvida especialmente para a classificação de solos tropicais. De acordo com esta metodologia, diversos ensaios são realizados em equipamento miniatura, entre os quais os seguintes ensaios mecânicos : mini Proctor, mini MCV e mini CBR.
 
 
D - Ensaios Complementares
D.1- UmidadeO seu conhecimento é útil como apoio para diversos ensaios, especialmente no estudo de compactação. Pode ser determinada em laboratório ou em campo pelos seguintes métodos:
  • Método da estufa
  • Método do fogareiro
  • Método Expedito Speedy (ensaio em campo)
 
 
Speedy

D.2- Compacidade

É uma característica da maior ou menor densidade dos solos não coesivos. Quanto mais compacto, maior o peso por unidade de volume, portanto tanto a massa especifica aparente seca como o índice de vazios poderão dar uma ideia do estado de compacidade – que diferirá para materiais diferentes. Os índices de vazios correspondentes ao estado mais fofo possível – e ao mais denso possível são obtidos através de ensaio conforme definido pela ABNT



*Dados retirados no site: http://www.pattrol.com.br/?page_id=199




 

Um comentário: