Corpos de Prova para Método Marshal
e) Ponto de fulgor- Os materiais betuminosos, ao atingirem altas temperaturas tornam-se inflamáveis e o seu manuseio fica perigoso. Por isso realiza – se o ensaio de Ponto de Fulgor, que indica a temperatura em que os vapores emanados do material betuminosos são susceptíveis de se inflamarem. Os CAP têm ponto de fulgor superior a 230 ºC. O ponto de fulgor dos aslfaltos diluídos é função do tipo de diluente podendo se encontrar em média nas proximidades de 45ºC. Diferentes tipos de aparelhos são prescritos por diferentes normas, dependendo do ponto de fulgor e do material betuminoso a ser
testado.
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Ponto de Fugor Manual
f) Viscosidade Saybolt–Furol- A consistência dos produtos betuminosos líquidos e pouco viscosos são medidos pela viscosidade. Através deste ensaio se dá a classificação desses materiais asfálticos. A temperatura é inversamente proporcional à viscosidade, variando de acordo com a consistência do material. Os gráficos temperatura X viscosidade são de grande importância para os trabalhos de campo; através da determinação da temperatura de trabalho no laboratório e no campo definem-se consistências apropriadas para as operações de mistura, espalhamento e compactação de massas betuminosas
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Viscosimetro Saybolt
g) Sedimentação- O ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas. É um ensaio de caracterização, que juntamente com o ensaio de peneiramento compõem a Análise Granulométrica dos solos.
A determinação da granulometria do solo, no ensaio de sedimentação, é baseada na Lei de Stokes. Essa lei relaciona o tamanho da partícula com a velocidade com que ela sedimenta em um meio líquido. Dessa forma, quanto maior a partícula, mais rapidamente ela irá se depositar no fundo da proveta de ensaio.
Ensaio de Sedmentação
h) Índice de penetração – Os cimentos asfálticos sólidos ou semissólidos têm sua consistência determinada pelo ensaio de penetração. A penetração não traduz, em si, a boa ou má qualidade do material betuminoso, dando apenas uma ideia de sua consistência, servindo também para a classificação desses materiais. O grau de dureza do CAP é tanto maior quanto menor for o valor da penetração de uma agulha na amostra.
Penetrômetro
i) Teor de betume- O ensaio de solubilidade no bissulfeto de carbono (ou tricloroetileno ou tetracloreto de carbono) tem por finalidade determinar o grau de pureza do material, ou seja, quantidade de betume contida no material betuminoso. O ensaio consiste em tratar determinada amostra com excesso de solvente. Após a filtragem da solução o material insolúvel é secado e pesado. A diferença de peso entre a amostra inicial e a parte insolúvel é expressa como porcentagem do peso inicial da amostra, sendo esse o resultado do ensaio.
Rotarex Elétrico
j) Ductibilidade- é uma propriedade somente dos materiais betuminosos sólidos e semi sólidos. Ela é a capacidade de um material suportar grandes deformações e caracteriza a resistência à tração e à flexibilidade. Na execução do ensaio, os materiais são submetidos a uma tração em condições especificadas até a sua ruptura : uma amostra de cimento asfáltico de um centímetro quadrado (1 cm ) é colocada no aparelho padrão (dutilômetro) onde as extremidades do corpo de prova vão se afastando até a ruptura. O ensaio é realizado em banho de água a 25ºC e a velocidade de deformação de 5 cm/min. Mede- se a ductibilidade pelo alongamento em cm obtido antes da ruptura.
Aparelho para teste de Ductilidade do Betume
k) Ponto de amolecimento- O ponto de fusão dos betumes é um índice difícil de ser determinado, pois os seus constituintes são muito heterogêneos. Para os fins práticos é indispensável conhecer a que temperatura a consistência de um cimento asfáltico se aproxima da fase líquida. Com a finalidade de se ter uma referência semelhante ao ponto de fusão, vários métodos foram desenvolvidos para medir a temperatura na qual o asfalto possui determinada consistência. O mundialmente conhecido é o Ponto de Amolecimento Anel e Bola.
Ultensílios Anel e Bola
l) Estabilidade Marshall – Teor de água – Os cimentos asfálticos e asfaltos diluídos não devem conter água por que espumam quando aquecidos acima da temperatura de ebulição da mesma, causando até explosões nos cimento asfálticos. O controle da presença de água é feito através da exigência de que não espumem, quando aquecidos a 177ºC, mas nos asfaltos diluídos e nas emulsões é necessário determinar a porcentagem da água presente.
m) Fluência-
n) Compactação Marshall -A mistura é compactada com 50 golpes em cada face, com um soquete de 10 lbs caindo de 18″ (45,72cm) de altura. Após a compactação ,os corpos de prova com o molde deverão ser imersos em água por pelo menos 10 minutos. O corpo de prova é extraído e armazenado à temperatura ambiente Pesa se o corpo de prova no ar e na água, calcula-se a sua densidade relativa e a densidade relativa do agregado. Os corpos de prova são mantidos em banho Maria a 60ºC por 45 a 75 minutos
Cilindro e Soquete Marshall
o) Determinação de vazios- O objetivo deste ensaio é a transformação de unidades gravimétricas em volumétricas. A densidade relativa é utilizada no cálculo do volume de vazios de mistura betuminosa. A densidade dos materiais betuminosos é a relação entre massas de volumes iguais de materiais asfálticos a 20ºC e de água a 4ºC. Caracteriza a natureza do material .
p) Ensaio in situ: pêndulo britânico
Pêndulo Britânico
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